Homem com camiseta verde da Floram e capacete vermelho ao lado de uma árvore na Beira-Mar Norte. Sete árvores da localidade foram podadas para conter a aparição das lagartas de fogo.
A poda ocorreu na Beira-Mar Norte para evitar que as lagartas se propaguem para outros locais. Foto: PMF/Divulgação/CSC

A equipe de gestão ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) realizou nesta segunda-feira (26/4) a poda de árvores, próximo ao trapiche da Beira-Mar Norte. Segundo a prefeitura, a ação ocorre porque essas árvores foram afetadas pela aparição das chamadas lagartas de fogo, espécie nativa da América Latina, que podem causar a sensação de queimadura em humanos quando em contato com a espécie. Por isso, o local foi interditado pela guarda municipal.

O centro de zoonoses da capital informou que a área será monitorada periodicamente e liberada para uso assim que o risco for reduzido. No total, foram sete árvores podadas e as lagartas removidas com o intuito de evitar a propagação para novos locais. A Floram ressalta a importância com os cuidados em relação ao inseto e o aviso imediato ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina, pelo 0800 643 5252, caso o animal apareça em residências ou áreas urbanas.

Publicidade
COMPARTILHAR