Evitar acidentes envolvendo veículos de duas rodas. Este foi o objetivo da campanha Motovida, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio das concessionárias da BR 101 em SC, Arteris Litoral Sul e CCR Via Costeira.
A ação educativa aconteceu na tarde de terça-feira (15/12), simultaneamente em dois pontos da BR 101, em São José e em Tubarão. Depois de passar pela fiscalização de documentação e equipamentos obrigatórios, os motociclistas assistiram uma rápida palestra sobre técnicas básicas de condução defensiva, viram vídeos educativos e tiraram dúvidas com os policiais.
Para ilustrar o perigo, havia nos locais simulação de acidentes reais, ocorridos em São José e Tubarão, envolvendo motocicleta e um veículo de maior porte. Os participantes também receberam brindes das concessionárias, como coletes e adesivos refletivos para o capacete.
Ao todo, foram abordados pela campanha 139 motociclistas. Para a PRF, eles certamente vão contribuir para tornar o trânsito mais seguro para veículos de duas rodas. Em São José, um motociclista abordado foi preso por ter contra si mandado de prisão.
Estatísticas
Segundo estatísticas da PRF, em 2019, nas rodovias federais de SC, ocorreram 3.637 acidentes envolvendo veículos de duas rodas. Nesses acidentes, 4.097 motociclistas ficaram feridos e 98 morreram no local do acidente.
Apesar de representarem apenas 21% da frota de veículos do estado, 43% dos acidentes em 2019 tiveram o envolvimento de motos. E apesar de transportarem, no máximo duas pessoas, 40% dos feridos e 27% dos mortos ocupavam uma motocicleta.
Em 2020, até 15 de dezembro, a PRF em SC registrou 2.885 acidentes envolvendo motociclistas. Nestes acidentes, 3.316 motociclistas ficaram feridos e 82 morreram