O prefeito eleito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), tomou posse nesta sexta-feira (1/1), em sessão presencial na Câmara de Veredores (na íntegra aqui), junto ao vice-prefeito, Michel Schlemper (MDB), e 19 vereadores. A vereadora Méri Hang (PSD) foi eleita presidente na sessão aberta imediatamente após a posse.
Orvino prefeito
Orvino toma o cargo de Adeliana Dal Pont (PSD), que ficou oito anos à frente da prefeitura e elegeu o sucessor. Em seu discurso de despedida, Adeliana lembrou dos feitos de sua gestão e afirmou: “a cidade de São José está infinitamente melhor do que quando assumi em 1º de janeiro de 2013”. A ex-prefeita exaltou as obras nas áreas de educação e saúde, assim como pagamento em dia de servidores e a manutenção da previdência municipal dos servidores com caixa acima de R$ 470 milhões atualmente.
Em sua fala, Orvino falou emocionado sobre o apoio da família e agradeceu aos que o ajudaram a ser eleito, citando nominalmente e agradecendo diversas pessoas. Passou um recado direto à população: “Ao eleitores que confiaram em mim, meu eterno agradecimento. Foi uma eleição atípica devido à pandemia, que ainda nos assusta. Muitos não puderam votar. Muitos tinham sua escolha que não era meu nome, respeito. Muitos não foram votar por estarem desiludidos com o sistema político. A esses digo que nosso sistema é mais adequado. Acreditem. O Brasil precisa de políticos que revejam situações, mas nós políticos também precisamos da participação popular para juntos, com harmonia, buscar melhores soluções para o todo”, disse o prefeito.
Também discursaram o vice-prefeito, Michel Schlemper, o vereador Jair Costa, mais votado, o juiz eleitoral Otávio José Minatto, e o senador Dário Berger, que lembrou de sua passagem política pela cidade, como vereador e prefeito.
Méri Hang eleita presidente
Após a posse dos 19 vereadores, 13 dos quais em primeiro mandato, foi feita a votação para a presidência da casa para o biênio 2021-2022. A única chapa foi eleita com 17 votos favoráveis e duas abstenções. A mesa diretora ficou assim:
- Méri Terezinha de Melho Hang (PSD) – presidente
- Constâncio Krummel Maciel Neto (DEM) – vice-presidente
- Alexandre Cidade (MDB) – 1º secretário
- Antônio Carlos Silveira Jr (Toninho da Educação, PSB) – 2º secretário
Votaram a favor da chapa os vereadores: Adair Tessari (Republicanos), Alexandre Cidade, Alini da Silva Castro (MDB), Toninho da Educação, Binho Goulart (PSD), Marcus Andrade (Marquinho, PL), Constâncio Neto, Cryslan (Novo), Jair Costa (PSD), Matson Cé (PSD), Mauro Fiscal (Patriota), Méri Hang, Nardi Arruda (PSD), Rodrigo Andrade (PSD), Romeu Vieira (PSL), Ruanito do Gás (Republicanos), Sanderson de Jesus (MDB). Cryslan justificou seu voto atrelado à assinatura de um termo de compromisso da vereadora Méri Hang com pautas que o vereador considera necessárias.
Votaram pela abstenção os vereadores André Guesser (PDT) e Jandir da Rosa (Podemos). Guesser justificou a abstenção por não poder protocolar uma chapa de apenas um membro.
Correio – A senhora tem em mente quais as pautas prioritárias que em breve serão discutidas, como o plano diretor da cidade, por exemplo?
Méri Hang – Sim. Uma das pautas da cidade, que vão vir para essa casa legislativa, é o plano diretor. Mas eu não queria estar definindo pautas ainda porque eu assumi o compromisso com os vereadores, os 19 vereadores, que nós iríamos construir pautas coletivas, de prioridades por bairros. Então a cidade de São José precisa de diversas pautas. O que que é prioridade para os 19 vereadores que estão aqui hoje empossados? De repente vai ter 20 pautas, mas nós precisamos eleger algumas para que a gente possa ter uma foco. Então é nesse sentido que eu não quero estar trazendo isso ainda, porque queremos discutir coletivamente.
Correio – Pessoalmente o que você defendeu na campanha que pretende defender aqui?
Méri – Eu como vereadora defendo muito a área da educação e o espaço das mulheres aqui na cidade de São José, e quero continuar defendendo essas bandeiras, porque eu não dúvida que é através da educação que a gente pode dar oportunidade para as pessoas, uma qualidade de vida melhor para a nossa cidade. Então se a gente tem uma educação de qualidade e que possa atender a todos de uma forma igualitária, nós vamos ter uma saúde melhor, segurança melhor, e é nesse sentido que eu penso e quero continuar trabalhando.
Correio – Sendo base do governo e com uma eleição quase unânime, como vê o próximo ano politicamente em São José?
Méri – Eu acredito que cidade elegeu um prefeito, que é do meu partido, 19 vereadores. Nós temos demandas que precisamos ser atendidas. Relacionamento de respeito essa casa sempre teve pelo executivo e acredito que nós vamos continuar conversando com o executivo. Eu tenho um respeito muito grande pelo vereador Orvino, que estava nesta casa, e que acaba representando a gente no executivo, ele e o vereador Michel. O diálogo vai ser de extrema importância, e nós estamos aqui para ajudar no que a cidade precisa. Então acredito que nós vamos ter uma parceria muito positiva para a cidade de São José. Sou uma mulher de bastante diálogo, ponderações de bastante ação. Às vezes me falam que eu tenho que falar um pouco mais. Eu gosto de falar menos e agir mais.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br