Órgãos ambientais investigam mau cheiro e mortandade de peixes em São José

    Órgãos ambientais investigam mau cheiro e mortandade de peixes em São José
    Orla da Beira-mar, Centro Histórico e Ponta de Baixo, onde peixes mortos foram encontrados, está com mau cheiro constante - Fotos: IMA/Divulgação/CSC

    Nos últimos dias, a orla de São José, na Beira-mar e bairros circunvizinhos, tem sido marcada por um desagradável mau cheiro. Em um incidente possivelmente correlato, dezenas de pequenos peixes foram encontrados mortos em faixa de areia na manhã desta terça-feira (5/3).

    Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a denúncia no final da manhã sobre os peixes mortos levou a uma fiscalização in loco, na Praia Comprida, Centro Histórico e Ponta de Baixo.

    As equipes do estado e da prefeitura atuaram numa avaliação em conjunto na região para verificar a ocorrência, próximo ao local onde foi encontrada a maioria dos peixes mortos, além de coletar amostras de água em alguns pontos da orla sul de São José.

    Publicidade

    Durante a vistoria, moradores relataram a presença de manchas no mar, o que, segundo o instituto, configura hipótese de floração de alguma microalga.

    O IMA afirma que está avaliando monitoramentos a serem realizados para saber qual é a situação da água do mar na baía de São José e que o mau cheiro pode estar ligado a despejo irregular de esgoto na água, cuja responsabilidade de fiscalização é da vigilância sanitária municipal.

    As amostras coletadas durante a avaliação nos locais foram enviadas para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Itajaí, que ficará responsável pela análise de fitoplâncton.

    Publicidade
    COMPARTILHAR