Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (19/4), a operação Guardião do Norte III, resultante de investigação promovida desde 2020 pelo Ministério Público de Santa Catarina, com atuação especializada no combate ao crime organizado.
A operação, tem como alvo integrantes de uma facção criminosa de atuação interestadual, sendo realizada pelo 21º Batalhão de Polícia Militar, com apoio técnico e operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
O objetivo da operação visa o cumprimento de 29 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Camboriú, Navegantes, Blumenau, Gaspar e Braço do Norte.
Os mandados foram requeridos à justiça em investigação criminal da 39ª Promotoria de Justiça do MPSC e deferidos pela Vara Metropolitana da Capital.
Operação Guardião do Norte
A segunda fase da operação Guardião do Norte ocorreu logo após a morte do soldado Luiz Fernando no início de março de 2022 no norte da ilha, quando o militar levou um tiro na cabeça ao averiguar denúncia de porte de arma de alto calibre na comunidade da Lajota, nos Ingleses. O bandido – morto no dia seguinte pelas forças especiais da PM – era integrante de facção criminosa originária de Santa Catarina e que domina o tráfico na Grande Florianópolis.