A Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo da DEIC, realizou hoje a operação Decalque, cumprindo 24 mandados de busca em cidades de SC e Rio de Janeiro.
A investigação iniciada em julho de 2022 mira empresas de vistoria veicular credenciadas pelo Detran, suspeitas de práticas contra concorrências e formação de cartel.
O casal de empresários, supostos líderes, teria utilizado “dumping”, ao oferecer preços abaixo do mercado para eliminar rivais e posteriormente monopolizar o setor com preços no valor máximo de tabela, possivelmente com informações privilegiadas de dentro do Detran.
As condutas sob investigação não apenas violam a ordem econômica, mas também afetam as relações de consumo, levantando suspeitas de uma associação criminosa com possíveis atividades de lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Civil.
Outro grupo é acusado de formar cartel para controlar o mercado estadual. A operação contou com apoio de várias delegacias e prossegue com a análise do material apreendido.