Óleo na pista ocasiona queda de três motociclistas por semana em Florianópolis

bombeiro varrendo serragem da pista
Bombeiros limpam mais uma vez óleo da pista na alça de acesso à Ponte Pedro Ivo Campos, neste sábado (7/3) - GMF/Divulgação/CSC

A presença de óleo na pista causa acidentes em qualquer tipo de via pavimentada, especialmente para quem anda de moto. Nas alças de acesso às pontes, em Florianópolis, é comum haver a queda de motociclistas algumas vezes por semana.

Segundo a Guarda Municipal de Florianópolis, o óleo diesel cai dos tanques de caminhões e ônibus. Quando são abastecidos em demasia, ao fazer uma curva muito fechada, os veículos grandes vertem o fluido pela entrada do tanque. De acordo com a corporação, são ao menos três ocorrências do tipo por semana, chegando até cinco em algumas semanas, principalmente nos locais com curvas fechadas na cidade.

viatura hyunddai da guarda parada na alça de acesso e ambulância ao lado
Motoqueiro sofreu escoriações na manhã desse sábado (7) – GMF/Divulgação/CSC

Neste sábado (7/3) pela manhã, a GMF esteve atendendo mais uma queda de motoqueiro por causa de óleo na pista, na curva de acesso entre a avenida Engenheiro Max de Souza e a Via Expressa. O homem sofreu diversas escoriações com a queda.

Publicidade

A guarda, juntamente com os Bombeiros, que ficam encarregados de limpar as pistas, pedem por uma conscientização dos responsáveis por abastecer os tanques de combustível de caminhões e ônibus.

“É muito complexa a fiscalização e flagrar o derrame do combustível, tem que ser uma campanha mesmo de conscientização, para que não ocorram mais esses acidentes”, diz o subcomandante da GMF, Ricardo Pastrana.

O artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro prevê autuações para quem danificar a via, suas instalações e equipamentos, no qual se encaixa o derrame de óleo na pista. A infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47.

moto na alça de acesso a ponte com ambulância para atrás e guarda em volta; carros passando ao lado;
Motociclistas são os mais afetados com o óleo na pista, mas acidentes podem também envolver outros veículos – GMF/Divulgação/CSC
Publicidade
COMPARTILHAR