Reunião nesta segunda (11/3) entre a presidente da Casan, Roberta Maas, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, confirmou a data de 21 de março para a conclusão das obras de despoluição da beira-mar norte.
Nesta data, às 10h, será iniciada a operação da Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA Beira-mar) na estação da Casan na Avenida Gustavo Richard.
“Na semana do aniversário de Florianópolis, a Casan entregará à sociedade um presente ambiental histórico”, disse a engenheira Roberta.
O encontro foi também para discutir os compromissos de contrato entre a companhia e o município a respeito da ampliação da rede de esgoto. A intenção é chegar em 2021 com 72% da cidade com coleta.
Segundo a Casan os investimentos na Capital somarão R$ 420 milhões no período 2015-2021. No momento, o percentual é de 63%.
Projeto de balneabilidade
A meta é tornar balneável a região da beira-mar norte em uma extensão de 3,5 km, entre a Guarnição de Buscas e Salvamento do Corpo de Bombeiros (próximo à Ponte Hercílio Luz) e a Ponta do Coral.
A URA Beira-mar terá capacidade de tratar até 150 litros por segundo, o equivalente a quase 13 milhões de litros por dia. Desinfetada e clarificada, a água será lançada no mar.
Após entrar em operação, a Casan estima que água da baía deve levar dois meses para apresentar melhora de balneabilidade.