O fim dos estaduais
Agora sim podemos dizer que começou a temporada de futebol 2021 com o inicio do campeonato catarinense na última semana. Podem discutir quem quiser, tem gente que não gosta, outros que são contra e tem até aquela minoria o fim dos campeonatos estaduais. Sinceramente, pra mim este campeonato perdeu um pouco o seu glamour, mas eu ainda aprecio, pois é o nosso principal produto. Acho indispensável para os torcedores e os clubes do interior do estado ter uma competição como esta. Seja bem vindo catarinão, mais uma vez.
Mês preto
Começamos o mês de março com notícias nada boas, como uma bandeira preta que se instalou em todo o estado catarinense, e por aqui na região da Grande Florianópolis não poderia ser diferente. Medidas urgentes como evitar das aglomerações reiniciaram no último fim de semana, e deverá seguir, o que é preciso, até o próximo domingo. Que todos temos uma certa parcela de culpa, isso eu assumo. Mas esse colapso na saúde pública levando a uma situação desesperadora, tem um culpado sim. Os nossos governantes que nada fizeram até agora, e olha que já fez um ano. Hospitais lotados por aqui não são mais novidade. Porém, com espaços como o Centro Sul no centro da capital, o centro de eventos de Canasvieiras e até mesmo a Arena Multiuso de São José já poderiam ser utilizados para hospitais de campanha. Enquanto esses espaços ficam ociosos, março será um mês preto. O preto de luto de milhares de vidas que se perderam, e outras que perderemos. Está mais do que na hora dos “homens públicos” defenderem as nossas vidas.
Pode chegar lá
O campeonato catarinense já está em andamento, mas ainda é cedo demais para opinar sobre esse ou aquele que tem tudo para levar para a sua sala de troféus o titulo de campeão estadual de 2021. O catarinão atual trouxe uma novidade. Agora são doze clubes, diferente de outras edições, que eram com dez. A Chapecoense, atual campeã estadual e da série B brasileira, é uma forte candidata. Outro que corre por fora é o Avaí, que vem com um time em produção para a segundona brasileira. Figueirense, Joinville e Criciúma correm por fora. Não podemos esquecer que o Brusque é outro que também pode chegar lá. Isso é apenas uma opinião, porque jogo jogado só se define dentro das quatro linhas.
Verdadeiros camisa 10
Como o tempo passa rápido. Mês de março esta aí e vários amigos e seguidores deste velho escriba fazem aniversário neste mês. Dentre todos, dois bons amigos conseguiram dar mais uma voltinha ao redor do sol na quarta-feira (3/3), mesmo com toda essa pandemia. Zico, eterno ídolo da torcida rubro negra, completou 68 anos, e Fernandes, um grande ídolo alvinegro, completou 43 anos. Dois verdadeiros camisas 10 de seus clubes.
Adiamento de jogos
Diante dessa pestilência que atinge todo o Brasil, e nós catarinenses estamos sendo os mais afetados nos últimos dias, a FCF usou o bom senso e não criar mais confusões diante de uma solução tão fácil que foi o adiamento de jogos envolvendo o JEC, que tem 22 jogadores e 8 profissionais do seu departamento de futebol acometidos pela Covid. Jogos envolvendo a Chapecoense e outras equipes na Arena Condá também deverão ser adiados. Haja visto que a cidade de Chapecó é que se encontra em situação extremamente crítica. O campeonato todo foi suspenso pela FCF nessa quinta-feira.
Clássico é clássico
Mesmo sem a presença do torcedor, clássico mesmo no futebol de Santa Catarina é o nosso daqui. assim que o Avaí e Figueirense pisaram no belo gramado da Ressacada nesta quarta-feira (3), uma disputa centenária também entrou em jogo. Muita gente diz que clássico é clássico, mas o que vimos neste jogo não parecia ser um daqueles jogos empolgantes como antigamente. O time comandado por Claudinei Oliveira foi mais dominante, teve mais posse de bola e criou muito mais chances de gol. Coube ao Figueirense se limitar a achar um espaço vazio para tentar um contra-ataque, o que não aconteceu devido à forte marcação do time azurra. Pra sorte do Figueirense o Avaí venceu jogo por 1 a 0, resultado que ficou barato. A superioridade do time do Avaí foi até mesmo reconhecida pelo técnico Jorginho após o jogo.
Situação anormal
A leviandade acrescentado com a ignorância de nossos dirigentes esta resultando uma situação anormal no pico dessa pandemia que esta assolando o Brasil. A bola está rolando bem mirradinha nestes campeonatos estaduais, e a declaração do treinador Lisca, que de doido nada tem, está dando o que falar no mundo do nosso futebol. Todos sabem da minha paixão por esse esporte, mas temos que parar para refletir que o momento não é propício para que os campeonatos devam continuar. As colocações que Lisca fez nessa semana foram verdadeiras. Eu diria até que o técnico do América/MG foi um herói ao desabafar isso.
Bem me quer, mal me quer
Até que enfim hem, Claudinei! Depois de empatar quatro jogos e ser derrotado em outro, o técnico Claudinei Oliveira conseguiu quebar um tabu e venceu o seu primeiro clássico no comando do Avaí. Em confrontos dentro da Ressacada, o time alvinegro ainda está na frente no quesito vitórias. São 23 vitórias contra 22 do Leão.
As vezes fica complicado entender a cabeça de certos torcedores. Mesmo vencendo o jogo, alguns torcedores azurras aproveitaram as redes sociais pra lascar o pau em Claudinei Oliveira. Alguns chegaram a comentar que: “Se não fosse um técnico retranqueiro seria uns 4, 5 fácil, fácil”.
A delegação feminina do Avaí/Kindermann já desembarcou em território argentino para a disputa da Copa Libertadores da América. A equipe é composta por 20 jogadoras e mais comissão técnica, que ficarão concentrados na capital, Buenos Aires. O time caiu no grupo B e nesta sexta-feira (5) vai enfrentar o Deportivo Trópico da Bolívia. Que as nossas meninas tenham bastante sucesso.
Cartão rosa/vermelho
Cartão rosa para toda a equipe da Policlínica Veterinária Palhoça. Comandados pelo casal de médicos veterinários Daniele e André, o timaço dessa policlínica atende e trata os nossos animaizinhos, os nossos anjos de quatro patas, em um atendimento bem mais humanizado. Esse atendimento é o que faz o diferencial na Policlínica Veterinária Palhoça.
Cartão vermelho para certos “engenheiros” de trânsito de nossa cidade, do estado e até mesmo federais. Esses caras conseguem “avacalhar” com o que está funcionando normalmente. Volta e meia a gente se depara alguns erros que esses engenheiros inventam de fazer para infernizar ainda mais a nossa vida no já conturbado trânsito. Esses merecem um troféu, de incompetência.
Pensamento do Bambi
Parabéns para todos que sobreviveram ao coronavírus e ao casamento.