A defesa ao contrário
O Tribunal de Justiça determinou que o governador afastado Carlos Moisés tenha uma defesa diferente do que a Procuradoria Geral do Estado no processo da equiparação salarial dos procuradores. Isso porque seria um conflito de interesses, a própria PGE defendendo a remuneração do quadro de pessoal. Moisés, então, solicitou a tarefa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aceitou a missão. Porém, o TCE vai defender o erário público, isto é: vai defender que não deveria ocorrer essa equiparação salarial. Em maio, o TCE já havia determinado a suspensão cautelar do pagamento da verba de equivalência aos procuradores da Alesc, que elevava os salários dos procuradores da PGE de R$ 30 mil para R$ 35 mil. Francielly Stahelin Coelho foi denominada como a advogada do estado no caso, entendido pelo TCE como uma defesa do dinheiro público. Ainda não há data para esse julgamento no TJ, mas a indicação de uma “defesa ao contrário” já pode significar séria derrota para Moisés.
120 dias, não 180
Se falava que o governador ficaria até seis meses afastado do cargo. A informação está incorreta. O Diário Oficial da Assembleia Legislativa corrigiu para 120 dias de afastamento de Moisés, a partir da terça-feira (27/10). O tempo é com base no que dispõe o artigo 57 da Lei n. 1.079/1950. A remuneração de Moisés é reduzida para 2/3 dos vencimentos.
Vai ganhar por pouco
A eleição em São José está bastante acirrada. Com nove candidatos, a tendência é uma diluição maior dos votos, o que significa que quem ganhar, não será por grande diferença. Atualmente, são 170 mil eleitores aptos a votar. Se tomada a taxa de votos válidos em 2016, cerca de 80%, significa que os nove vão dividir 136 mil votos, em um cálculo simples 15 mil para cada um. Evidente que o resultado não deve ser tão igual, porém nem tão distante. Quem fizer um pouco mais que isso já está entre os primeiros. A liderança mesmo não significará uma hegemonia, mas a confirmação de que há muitas correntes políticas fortes. Dificilmente, também, haverá já de cara uma base governista pronta na Câmara Municipal de São José. Mostramos aqui qual a previsão de coeficiente eleitoral para as câmaras da região.
Baixo nível
Não é de hoje que conteúdos imorais circulam em épocas de eleição atacando candidatos. Com o Whatsapp, o problema aumenta. Casos recentes mostram o baixo nível que apelam alguns anônimos em divulgar fotos ou montagens com a cara dos políticos para prejudicá-los. O caso do prefeito Gean Loureiro é um exemplo, assim como vídeos sobre candidatos em São José completamente desnecessários. O trabalho aqui no Correio SC é justamente o oposto: divulgar ao máximo as propostas e ideias que cada um tem para sua cidade, em oposição ao vale-tudo nas redes.
UTI e Feriadão
As prefeituras da Grande Florianópolis se preparam para tentar conter o avanço do coronavírus neste feriadão de Finados, no final de semana. Porém o quadro já é grave antes mesmo da chegada de milhares de turistas à capital. Os leitos de UTI da região estão perto de 72% de ocupação nessa sexta-feira (30/10). SJ, PH e FLN somam 3.789 casos ativos. Em contatos com associações de hospedagens, a reportagem do Correio SC não conseguiu extrair um número de estimativa de ocupação de hotéis e pousadas da região, o que indica que pode ser alto.
Feriadão e consciência
As prefeituras e o governo do estado vão colocar mais fiscais nas ruas, contando com o apoio de guardas e policiais. Porém o trabalho não terá efeito se houver as festinhas clandestinas cheias de gente sem máscara, como se fosse só uma questão de esquecer por um dia a pandemia. Tem gente que realmente diz: “não tem problema, eu sou imune”. Parece que tudo o que foi dito sobre a doença da Covid até agora não entrou na cabeça do cidadão.
Outubro Rosa
A Campanha do Outubro Rosa de São José será encerrada neste sábado (31) com o Dia D. A ação seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19. Os atendimentos serão realizados com agendamento prévio. As de Unidades Básicas de Saúde de São José irão abrir das 8h às 12h e das 13 às 17h para receber as mulheres que necessitem realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero e avaliação clínica das mamas. Também serão solicitados exames de mamografia conforme critérios de indicação.
Ônibus no domingo
Os ônibus voltam a circular aos finais de semana e feriados, a partir deste sábado (31/10), no sistema de transporte coletivo de Florianópolis. As últimas partidas dos bairros nos sábados serão entre 19h e 20h. Já as últimas partidas do Ticen serão até às 21h. Nos domingos e feriados em Florianópolis, os ônibus vão circular até às 20h. A prefeitura também incluiu 207 novos horários em 19 linhas.
Ventania
A ventania, como alertou a Marinha do Brasil, é forte nessa sexta-feira (30) no litoral catarinense. Ontem, um avião tentou pousar por duas vezes no aeroporto de Navegantes, arremetendo duas vezes. Acabou voltando para São Paulo.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br