Novo hospital público de Florianópolis, no antigo aeroporto, será inaugurado em junho

Plano é fazer 1.200 pequenas cirurgias por mês no local, que receberá também a UPA Sul

Instalação do novo hospital público de Florianópolis, no antigo aeroporto
Instalação do multihospital de Florianópolis contará com 7 serviços principais - Foto: Sofia Leal/PMF

O novo hospital do SUS em Florianópolis já tem data para ser inaugurado: 1º de junho. O local fica no antigo terminal do aeroporto Hercílio Luz, no bairro Carianos. Desde a desativação do terminal de passageiros, que passou ao outro lado da pista, a estrutura ficou praticamente em desuso. Chegou a receber ações contra a Covid como drive-thru de testes e vacinação.

Agora, com investimento na ordem de R$ 45 milhões, a cidade terá mais um equipamento público para dar andamento às muitas demandas de saúde e reduzir tempo de espera por exames e cirurgias de baixa complexidade, na qual o paciente não precisa passar a noite internado – e por isso é chamado de hospital-dia ou de multihospital.

O novo equipamento também vai receber toda a estrutura da UPA Sul, que deverá ser desativada aos poucos, conforme esclarece a Secretaria Municipal de Saúde. Essa transição, informou a pasta ao Correio, “ocorrerá aos poucos, de forma segura e pensada nos profissionais e pacientes, com os atendimentos ocorrendo de forma concomitante nos dois locais até que a transição completa seja efetuada”.

Publicidade

Um dos argumentos da prefeitura para fazer a transferência é de que a UPA Sul necessita de reforma e o investimento não valeria a pena (até 17 milhões de reais). Um dos contratos para a criação do novo hospital, no valor de R$ 4 milhões, foi motivo de embate judicial, em ação movida pelo MPSC contra a contração. Em 13 de maio, a administração do prefeito Topázio Neto conseguiu provar que essa contratação é mais vantajosa para o município – e assim foi dada a assinatura no dia 16.

Sete serviços

O Multihospital é composto por sete serviços: Hospital Dia, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h, UPA 24h, Espaço Acolher Floripa, Ótica Pública, Central de Material Esterilizado Centralizada e Escola de Saúde Pública. Confira:

HOSPITAL DIA – Primeiro hospital municipal de Florianópolis, oferecerá consultas ambulatoriais e cirúrgicas, exames diagnósticos (endoscopia, colonoscopia, tomografia, por exemplo) e cirurgias de baixa e média complexidade (oftalmológicas, ortopédicas, hérnia, vasectomia, entre outras). Expectativa de 1.200 cirurgias por mês. Atendimento por encaminhamento da Atenção Primária à Saúde.

CAPS 24H – Unidade para atendimento em saúde mental com duas modalidades de serviço: urgência especializada 24 horas e cuidado longitudinal (tipo III) com equipe multiprofissional. Estrutura de internação, auxiliando nas demandas existentes no município.

ÓTICA PÚBLICA – Cerca de 3 mil pessoas precisam de atendimento oftalmológico por mês em Florianópolis, deste grupo, 20% necessitarão de óculos para correção visual. Com a implantação da ótica pública, o município busca suprir essa demanda, fornecendo óculos (lente + armação) gratuitamente.

UPA 24H – Mudança de localização da UPA Sul, no Rio Tavares, para o Multihospital. Ampliação da estrutura existente em 500m². Espaço para atendimento adulto e pediátrico, com mais leitos de retaguarda, áreas de observação e consultórios. Acesso mais rápido a exames laboratoriais e de imagem.

ESPAÇO ACOLHER FLORIPA – O Governo do Estado também vai estar presente no espaço com a Polícia Civil em um local exclusivo de acolhimento e proteção integral para as mulheres e crianças de até 14 anos vítimas de violência. O centro, chamado Espaço Acolher Floripa, foi idealizado pela prefeitura da capital e as polícias Civil e Científica em parceria com organizações não governamentais e especialistas em violência de gênero, com o objetivo de oferecer uma abordagem multidisciplinar para o atendimento às vítimas.

CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO – Centralização e padronização do processamento de materiais e equipamentos utilizados para os serviços do Multihospital e de mais 60 unidades de saúde do município.

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA – Responsável pelo treinamento e educação permanente dos servidores de toda a rede de saúde do município.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR