Novo ensino médio em SC começa em fevereiro, com mais aulas e possibilidades de escolha

    A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos do 1º ano do Ensino Médio de todas as escolas, além dos estudantes matriculados nas 120 escolas-piloto catarinenses, que já oferecem a novidade desde 2020.

    Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento. Em termos de quantidade, o currículo será dividido entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos).

    Saiba como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina
    A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC

    A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.

    Publicidade

    + Decreto autoriza aulas 100% presenciais no estado
    + Obras em escolas deslocam alunos para espaços alugados

    Como será a distribuição das aulas

    Antes da implantação do novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana.

    Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1.000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:

    • Matriz A integral (31 horas/aula – 5 aulas diárias + 1 dia em período integral
    • Matriz A estendida (31 horas/aula – 4 dias com 6 aulas cada + 1 dia com 7 aulas
    • Matriz B (35 horas/aula – 3 dias com 5 aulas cada + 2 dias em período integral)
    • Matriz C (44 horas/aula – 3 dias de 10 aulas cada + 2 dias de 7 aulas ou 4 dias de 10 aulas + 1 dia de 4 aulas)

    Projeto de Vida

    O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo que considere os seus próprios projetos de vida.

    De julho a dezembro de 2021, a SED realizou o curso de formação continuada para elaboração dos Roteiros Pedagógicos do Componente Projeto de Vida, com a participação de aproximadamente 150 professores da rede. Esses roteiros estarão disponíveis para a rede em fevereiro deste ano.

    + 27 mil alunas da rede estadual poderão ganhar absorventes

    Segunda língua estrangeira

    Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, que se torna obrigatória na Formação Geral Básica do Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. O objetivo é ampliar o atendimento de línguas estrangeiras na escola, valorizando a diversidade que constitui a sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com base na realidade do contexto da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais e no processo de escuta da comunidade. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas semanais.

    Componentes Curriculares Eletivos

    Os Componentes Curriculares Eletivos buscam tornar a escola um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Estão divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Os estudantes podem escolher os componentes eletivos ofertados pela escola que estiverem mais relacionados ao seu projeto de vida.

    Alguns exemplos de Componentes Eletivos que estarão disponíveis nas escolas são: Cultura Digital, Pensamento Computacional, Educação Empreendedora, Matemática Financeira, Educação Fiscal, Prática em Libras, Jogos de Raciocínio Lógico Matemático, entre outros.

    Para definir o percurso formativo que será ofertado pela escola, incluindo Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento, foi considerada a estrutura física da unidade, o quadro de professores e a garantia de escolha dos estudantes. Dessa forma, a escuta diagnóstica da comunidade escolar (professores, estudantes, pais e responsáveis) identificou, além das condições de oferta da escola, o que os estudantes querem aprender.

    Trilhas de Aprofundamento

    As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 aulas semanais ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.

    Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão em uma área do conhecimento específica e 11 são integradas entre duas ou mais áreas do conhecimento. Ainda há possibilidade de trilhas ligadas aos 13 Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

    Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas da rede estão:

    • Área de Matemática e suas Tecnologias: a matemática e o mundo do trabalho
    • Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: observatório da saúde pública
    • Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: diálogos com nossas cidades – meio ambiente e sustentabilidade
    • Área de Linguagens e suas Tecnologias: corpos que expressam suas vozes
    • Trilha integrada: o campo como lugar de vidas, de relações humanas, de direitos humanos, de culturas e de produção de alimentos saudáveis.
    Publicidade
    COMPARTILHAR