Nesta semana, tem início a preparação para a construção de uma nova passarela no km 205 da BR-101,em São José, em um ponto próximo da alça de acesso à Via Expressa. O objetivo é proporcionar segurança e facilidade a quem precisa atravessar a rodovia no ponto entre os bairros Nossa Senhora do Rosário/Floresta e Barreiros, com a inclusão de rampas de acessibilidade.
Para dar início à obra, estão previstas restrições de tráfego na marginal neste final de semana (8 e 9/6), das 7h às 18h. Durante esse período, duas faixas da esquerda serão bloqueadas, enquanto o fluxo será mantido pela faixa da direita nas pistas principais da BR-101. Além disso, a saída 206 B (sentido Norte) será temporariamente bloqueada, com desvio de acesso à rodovia para o km 205 da BR-101. Essa saída fica logo após o entroncamento à Via Expressa e dá acesso à Rua Gerôncio Thives e ao shopping, por exemplo.
A concessionária responsável pelo trecho, a Arteris, garante que serão colocadas sinalizações adequadas para orientar os motoristas sobre os pontos de bloqueio e as rotas alternativas durante o período de obras. O investimento previsto para a implantação da passarela é de R$ 5,2 milhões. A conclusão da obra está estimada para janeiro de 2025.
Juarez Richter Cordeiro, gerente de Implantação e Conserva da Arteris Regional Sul, detalha o escopo do projeto: “A fase inicial da obra incluirá a cravação de estacas para a fundação da passarela. Posteriormente, teremos o lançamento da estrutura metálica, com uma viga de travessia de 93 metros, além das rampas laterais e a instalação de iluminação, dispositivos de proteção e segurança”.