A emissão da nova carteira de identidade nacional (CIN) em Santa Catarina inicia em 8 de março para o público geral. O novo documento, criado pelo Governo Federal, vai substituir o Registro Geral (RG), usando apenas o número de CPF.
Segundo a Polícia Científica de Santa Catarina as bases de dados estaduais serão integradas ao cadastro nacional do CPF para melhorar e tornar o sistema de identificação civil no Brasil mais seguro. Antes das mudanças, cada estado gerava diferentes numerações para as carteiras de identidade, permitindo que um mesmo cidadão emitisse até 27 documentos diferentes no país.
A nova CIN contará com uma versão digital, que poderá ser utilizada virtualmente no aplicativo “gov.br”, e incluirá informações como numeração de outros documentos, informações de saúde e nome social.
Já a unificação das numerações do CPF e do RG, adotada pelo estado de Santa Catarina em novembro de 2021, será implementada em todo o país. A partir de 1º de março, os cidadãos já poderão agendar atendimentos para emissão da CIN no site da Polícia Científica catarinense.
A nova CIN terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.