Por unanimidade, os vereadores de São José aprovaram em duas discussões nesta segunda-feira (9/12) a entrada do município na rede integrada de transporte coletivo da região metropolitana.
A aprovação é necessária para que a delegação das linhas municipais passem para o controle do governo estadual, por meio da Suderf. A proposta da rede integrada é manter uma gestão associada entre todos os municípios da Grande Florianópolis que fizerem parte do sistema. No momento, resta a câmara de Palhoça aprovar também a entrada do município, ainda sem data de votação.
Na semana passada uma audiência pública na Câmara de São José entre parlamentares e representantes do governo do estado discutiu alguns pontos da rede integrada. Na avaliação geral, o novo sistema tende a melhorar o serviço para os passageiros.
Para entrar na rede, São José também aprovou algumas condicionantes, como a possibilidade de um morador se deslocar dentro da cidade sem precisar acessar a ilha e com passagem mais barata. Essa característica de itinerários entre as cidades de Biguaçu, Palhoça e São José, sem precisar fazer baldeação no Ticen, em Florianópolis, é uma das principais promessas do novo sistema integrado. Também em reduzir o tempo de acesso a Florianópolis.
Outra condicionante coloca pela câmara josefense estabelece o prazo de 31 de dezembro de 2021 para assinatura do contrato, caso contrário o mesmo será revogado e o município não participará da rede integrada.