No bairro José Mendes, fiscalização encontra imóveis lançando esgoto no mar

homens usando a mesma camiseta em volta de um bueiro aberto em uma calçada de rua de paralelepípedos
Nessa semana o grupo de fiscalização foi em ruas dos bairros José Mendes, Balneário e Centro da capital - PMF/Divulgação

Completando um ano de ações contra ligações clandestinas de esgoto pela Blitz Se Liga Na Rede, o grupo de fiscalização em Florianópolis retornou nesta semana a imóveis com irregularidades e confirmaram que mais da metade deles havia se regularizado.

As ações ocorreram em 29 e 30 de outubro nos bairros Balneário, José Mendes e Centro. No José Mendes foi encontrado o caso mais grave. De acordo com a prefeitura um conjunto de seis casas na R. José Maria da Luz lançava esgoto diretamente no mar.

Além de autos de infração, o local terá a sua ligação clandestina lacrada. Em outra residência, localizada na mesma rua, as equipes encontraram fossa e sumidouro ainda ativos e a máquina de lavar com saída de água no terreno aos fundos. Nesse caso, a Vigilância em Saúde notificou os moradores para que façam a adequação do sistema.

Publicidade

De acordo com a prefeitura, os locais que recebem a “blitz” são definidos previamente a partir de solicitações da Justiça, em imóveis com histórico de denúncias. O grupo é formado por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Secretaria de Infraestrutura, Echoa Engenharia e Casan.

Publicidade