Lançado na sexta-feira (25/10), um mutirão de procedimentos de reconstrução mamária vai operar 10 mulheres por mês no Hospital Universitário de Florianópolis.
O trabalho é uma parceria entre o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Hospital Universitário (HU), Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems). A iniciativa recebeu R$ 1,5 milhão em recursos de emenda parlamentar individual da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania)
A chamada será realizada pela Amucc e secretarias municipais de saúde. Em seguida, as pacientes serão incluídas no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
O objetivo é atender as pacientes que passaram pela mastectomia, mas não realizaram procedimentos para reconstrução de mamas pelo SUS. O HU é o primeiro a aderir o mutirão, mas, segundo a Secretaria de Saúde, outras unidades hospitalares também poderão realizar o procedimento.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.334 mulheres catarinenses fizeram mastectomia entre os anos de 2014 e 2019, porém apenas 346 fizeram a cirurgia de reconstrução. Neste ano, foram 29 procedimentos realizados.
As mulheres que necessitam da cirurgia e ainda não estão cadastradas no Sisreg podem entrar em contato com a Amucc pelo e-mail filazero@amucc.org.br ou pelo telefone (48) 3025-7185.