O Governo de Santa Catarina deu início à campanha “A cor da esperança é rosa”. As ações buscam conscientizar, prevenir e tratar o câncer de mama. Para isso, diversas atividades ocorrerão nos órgãos estaduais e instituições de saúde.
A estimativa para 2024 indica 3.860 novos casos de câncer de mama em Santa Catarina, incluindo 340 ocorrências em Florianópolis, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No cenário global, o câncer de mama representa 11,7% dos casos oncológicos e se configura como a principal causa de incidência entre as mulheres.
Com base nesses dados e para marcar o início das ações, a Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, lançou a campanha com uma cirurgia inédita. A nova técnica de lipoenxertia assistida por laser transferiu gordura de uma parte do corpo para a mama, proporcionando um resultado mais natural e duradouro. Assim, a paciente conseguiu recuperar sua autoestima e qualidade de vida.
De acordo com Braulio Leal Fernandes, chefe do Serviço de Mastologia da MCD, o procedimento resulta em menos traumas e melhora o perfil estético. “A gordura é retirada por lipoaspiração, geralmente da região abdominal, e colocada na mama para melhorar o desenho”, explicou.
Logo após o procedimento, a maternidade ofereceu uma aula prática para qualificar médicos e residentes sobre a nova técnica. Durante o mês, a MCD continuará promovendo encontros e atividades para pacientes e profissionais de saúde.
Mutirão no CEPON
Além das ações na Maternidade Carmela Dutra, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) também se envolverá na campanha. Entre os dias 9 e 12 de outubro, o CEPON realizará um mutirão de reconstrução mamária em Florianópolis. Mastologistas de Santa Catarina e outros estados, além de dois cirurgiões convidados, participarão do evento.
Além disso, a programação incluirá palestras e workshops de capacitação para médicos. Os eventos de bem-estar para pacientes também farão parte das atividades de conscientização. Para reforçar a campanha, o hospital será iluminado na cor rosa e distribuirá cartilhas informativas.
Capacitação na Saúde
Enquanto isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove atividades de Tele-educação para profissionais da área da saúde. As webconferências são gratuitas e já estão com inscrições abertas. Assim, os profissionais poderão participar de palestras sobre a importância do exame clínico das mamas no rastreamento do câncer.
Entre as palestras, destacam-se: a importância do exame clínico das mamas no rastreamento do câncer de mama, que abordará o papel do exame clínico no contexto da atenção primária à saúde; o grupo de gestantes e casais grávidos: experiências de educação em saúde, que exporá experiências exitosas e uma estratégia que capacita a mulher a conhecer seu corpo, estado de saúde e autonomia; e o cuidado integral à saúde no ciclo gravídico-puerperal e da criança, que trará atualizações recentes, portarias vigentes e o modelo de financiamento da rede, além de estratégias e inovações implementadas para aprimorar a assistência à saúde materno-infantil.
Confira a programação completa de outubro, AQUI!