O Multihospital de Florianópolis iniciará, nesta sexta-feira (24/01), as cirurgias para correção da Catarata, um dos procedimentos mais comuns e seguros da oftalmologia. A intervenção, que resolve a visão turva causada pela doença, estará disponível para todos os pacientes que precisarem de cirurgia.
O secretário de saúde de Florianópolis, Almir Gentil, destaca que o Multihospital oferece um atendimento completo na área de oftalmologia. “O paciente pode passar pela consulta, pegar óculos na nossa Ótica Pública e, se necessário, realizar a cirurgia, tudo dentro da mesma unidade”, afirma Gentil.
O hospital realizará cerca de 30 cirurgias de facoemulsificação por dia. Esse procedimento remove a opacidade da lente natural do olho e coloca uma lente artificial no lugar. A meta é zerar, nos próximos três meses, a fila de espera de aproximadamente 900 pacientes.
O Multihospital também vai oferecer tratamentos complementares, como a capsulotomia yag laser, para atender casos mais complexos.
A cirurgia é feita de forma ambulatorial, sem necessidade de internação. “O procedimento melhora a qualidade de vida dos pacientes, restaurando a visão e permitindo uma melhor percepção do ambiente”, conclui Gentil.