MPSC lança campanha “Não clica que é golpe”, sobre práticas criminosas na internet

    A partir de 11 de setembro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançará uma campanha para conscientizar sobre golpes na internet. A ação acontece no aniversário de 33 anos do Código de Defesa do Consumidor e o Centro de Apoio Operacional do Consumidor lidera a iniciativa.

    A campanha “Não clica que é golpe” vai abordar rifas e sorteios não autorizados, anúncios falsos e venda ilegal de medicamentos. O coordenador Leonardo Cazonatti Marcinko explica que criminosos usam informações verídicas misturadas a falsos resultados para enganar o consumidor.

    Marcinko destaca que é fundamental desconfiar de ofertas milagrosas ou produtos com preços muito abaixo do mercado. Ele recomenda que os consumidores verifiquem a procedência antes de comprar online.

    Publicidade

    A campanha terá quatro fases. Em setembro, o foco será em rifas e sorteios virtuais. Já em outubro, o tema será a venda ilegal de medicamentos e tratamentos sem comprovação. Em novembro, vai tratar de anúncios falsos, e em dezembro, da venda de cursos com promessas irreais de solução financeira.

    A ação integra o Plano Geral de Atuação (PGA) do MPSC, que define as prioridades institucionais. O combate aos crimes cibernéticos figura entre os principais focos do Ministério Público nos próximos anos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR