MPSC investiga manifestantes que fizeram saudação associada ao nazismo no Extremo Oeste

    Grupo fez uso do gesto associado ao nazi-fascismo em manifestação em São Miguel do Oeste; manifestantes consideram apenas saudação à bandeira

    O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina está trabalhando para identificar as pessoas que fizeram saudação associada a um gesto nazista durante bloqueio de estrada em São Miguel do Oeste. No vídeo, centenas de pessoas aparecem com a braço estendido durante a execução do hino nacional em frente a um batalhão do Exército.

    O gesto de levantar a mão dessa maneira, chamado historicamente de saudação romana, passou a ser utilizado pelas ditaduras fascistas e nazistas de Itália e Alemanha na década de 1930 e 40 e, até hoje, seu uso está associado a essas vertentes. Alguns consideram atualmente que se trata apenas de uma saudação à bandeira.

    Conforme lembra o MPSC, fazer apologia ao nazismo é crime. “Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos”, esclarece a coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, Marcela de Jesus Boldori Fernandes. O caso também já está sendo acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (Necrim).

    Publicidade

    Atualização: Gaeco conclui não haver saudação nazista na manifestação

    Acompanhamento das manifestações

    O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) colocou a estrutura do Gaeco à disposição do Estado de Santa Catarina para auxiliar na investigação dos responsáveis pelo bloqueio de rodovias em solo catarinense. A oferta foi feita na manhã da última terça-feira (1º/11), na primeira reunião do Gabinete de Crise instituído pelo Governo do Estado.

    Entidade repudia

    A Conib (Confederação Israelita do Brasil) emitiu nota de repúdio ainda nesta quarta condenando o ato: “As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição”.

    Publicidade
    COMPARTILHAR