Nesta terça-feira (20/10) uma reunião na Prefeitura de Palhoça abordou a possibilidade de construção de um viaduto adicional do contorno viário da Grande Florianópolis, não previsto até então.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freoccia, recebeu representantes dos moradores do bairro Alto Aririú, o responsável pelo traçado do Contorno Viário e um representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A pauta da reunião, a pedido dos moradores, foi a instalação de um viaduto para dar continuidade à principal avenida do bairro e evitar que a região fique isolada pelo traçado da obra.
“Nosso papel aqui é de conciliar os dois lados, evitar que a obra tenha o término adiado e, ao mesmo tempo, buscar a melhor solução para os moradores que já são impactados pela obra”, explicou Freccia. Para evitar mais interferências que ocasionem em adiamentos na obra, a prefeitura sugere cuidar de possíveis desapropriações para realizar a obra por reconhecer que esse tipo de trâmite é mais rápido no âmbito municipal do que em nível federal.
Esse é mais uma tentativa que a prefeitura de Palhoça faz em relação ao traçado do contorno viário da Grande Florianópolis para amenizar o impacto da rodovia “fechada” atravessando o bairro Alto Aririú – isso porque o contorno viário será uma estrada de classe zero, aquela que possui acessos limitados (apenas cinco) e não entradas e saídas como é a BR-101 na região, por exemplo.
Ao final da reunião, os representantes da ANTT e Arteris, responsáveis pela obra do contorno, se comprometeram em realizar um novo encontro para discutir as possibilidades de construção para facilitar o deslocamento dos moradores da região. O novo compromisso está agendado para 19 de novembro. A estimativa atual de conclusão do contorno é dezembro de 2023.