Missão japonesa busca soluções para desastres climáticos em SC

    Foto: Jonatã Rocha/Secom/Divulgação

    Santa Catarina recebe, nesta semana, uma equipe de especialistas do Japão, enviada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo é fortalecer a parceria técnica com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado. A missão visa desenvolver novas estratégias e soluções para enfrentar desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e outras emergências climáticas.

    A colaboração entre a Defesa Civil de Santa Catarina e a JICA começou em 2008. Desde então, a agência japonesa tem ajudado na estruturação e no planejamento técnico da Defesa Civil catarinense, especialmente após os desastres de 2008. “Nosso planejamento atual baseia-se no plano diretor elaborado em 2009 e 2010. No entanto, ele precisa ser atualizado. A vinda da equipe será muito útil nesse processo”, explicou a diretora administrativa e financeira da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Régia Panceri.

    Durante a missão, os especialistas visitarão o Vale do Itajaí, uma das regiões mais afetadas por desastres naturais no estado. A imersão em campo permitirá que conheçam a realidade local, avaliem as soluções já adotadas e identifiquem novas alternativas. Isso incluirá tecnologias avançadas e metodologias inovadoras, como as “soluções baseadas na natureza”.

    Publicidade

    Algumas obras do Governo do Estado, previstas no plano original, já estão em andamento, como desassoreamentos e pequenas barragens. Contudo, a chegada da equipe japonesa é uma oportunidade para validar as estratégias existentes e considerar novas abordagens. “Queremos discutir se as soluções passadas ainda são as mais adequadas ou se existem alternativas mais modernas e eficazes. Será uma chance de trazer um novo impulso técnico para a equipe”, concluiu Régia Panceri.

    Publicidade
    COMPARTILHAR