Ministro do Meio Ambiente renova a concessão do Parque do Córrego Grande, em Florianópolis

salles e loureiro seguram papel; ambos usam máscaras; outros políticos de máscara ao fundo
Ministro Salles (esq.) entregou a renovação da cessão do Parque do Córrego Grande ao prefeito de Florianópolis na manhã de segunda-feira (22) - MMA/Divulgação/CSC

Nesta segunda-feira (22/6), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinou a renovação da concessão de uso gratuito do Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis.

A cerimônia ocorreu na próprio parque e contou com a participação do prefeito, Gean Loureiro. A renovação é de cinco anos, mas a intenção do ministério, e os pedidos da população de Florianópolis, é fazer a concessão ao município em caráter definitivo.

“Nós vamos tomar as medidas jurídicas para que a concessão seja concedida em caráter definitivo e não seja mais necessário ter que ficar renovando a cessão, por ora, está renovada a cessão, esse importante patrimônio da cidade continua com a cidade”, afirmou o ministro. Ele também afirmou que é “inconcebível a hipótese de venda”.

Publicidade

O próximo passo agora é do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, que deve elaborar e encaminhar um Projeto de Lei para que essa cessão definitiva da área ocorra.

Recentemente, com a possibilidade de venda da área ao término do período de concessão pelo Ibama, a comunidade se manifestou pela permanência do parque com o município, realizando abaixo-assinado, que já passou de 55 mil assinaturas.

O parque do Córrego Grande

Com cerca de 21 hectares, o Parque Ecológico Municipal Professor João Davi Ferreira Lima – ou simplesmente Parque do Córrego – abriga, além de uma extensa vegetação, lagos e trilhas acessíveis. O local é um ponto de visitação para contemplar a natureza e uma opção de lazer e atividades físicas. O parque também é a casa de atividades de educação ambiental e recebe, em média, visita de 800 pessoas por dia.

Publicidade