O governador de SC, Carlos Moisés, participou na manhã desta quarta-feira (29/4) de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich. Na reunião, o ministro confirmou a habilitação de mais 175 leitos de UTI em Santa Catarina.
Com a novidade, esses leitos, que na prática já estão abertos, passarão a ser remunerados com recursos federais, valor é que o dobro do que o estado paga.
O ministro também assegurou ao governador que a União dispõe de um estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que estão no estado de São Paulo e serão repassados para Santa Catarina
13,9% dos leitos de UTI do estado reservados para pacientes com Covid-19 estão ocupados, segundo informou o secretário de saúde, Helton Zeferino, em transmissão online na parte da noite.
Segundo o secretário estadual de saúde, os leitos serão distribuídos em Florianópolis, Lages, Mafra, Timbó, Blumenau, Joaçaba, Curitibanos, Canoinhas, Joinville, Xanxerê e Jaraguá do Sul.
Até o momento a União disponibilizou ao Governo do Estado R$ 58 milhões, além de R$ 109 milhões para os municípios, valores considerados insuficientes por Moisés, que pediu uma ajuda maior ao ministro.
Em relação ao repasse de respiradores pela União para Santa Catarina, o ministério informou que as compras realizadas pelo governo federal ainda não foram entregues.