Um policial militar foi preso preventivamente nesta sexta-feira (10/11) pela própria corporação devido à sua participação em um ato ilegal que resultou na expulsão forçada de moradores de rua há dez dias da cidade de Itajaí. O caso veio à tona quando funcionários da prefeitura de Balneário Camboriú encontraram o grupo de 18 pessoas em uma estrada próxima à BR-101, para onde os policiais militares do e Itajaí as forçaram a sair com violência física e ameaças. Pelo menos sete viaturas foram flagradas “escoltando” as pessoas para fora do município.
A ação dos policiais não foi autorizada pelo comando do batalhão, conforme revelou a investigação, o que caracterizou um ato clandestino. Além disso, outros casos de violência policial contra moradores de rua em Itajaí foram reportados, inclusive no mesmo dia da expulsão. O MP e a PMSC começaram a investigar a conduta dos militares, o que resultou agora em uma prisão e em seis mandados de busca e apreensão.
Em nota, a Polícia Militar de Santa Catarina informou que as ordens judiciais foram requeridas pela Corregedoria-Geral dentro do inquérito e deferidas pelo Juízo da Vara de Direito Militar da Comarca da Capital.
Entre no canal de notícias do Correio no Whatsapp
A PMSC ressaltou também que, devido à natureza sigilosa das investigações, não serão divulgadas maiores informações no momento, a fim de preservar o andamento das apurações.