Menino retirado da mãe em adoção ilegal retorna para São José e vai para abrigo

Nesta segunda-feira (15/5) pousou na base aérea de Florianópolis o avião da Polícia Militar de Santa Catarina com o menino de dois anos que foi retirado da mãe em São José em uma adoção ilegal e levado irregularmente para São Paulo.

A criança foi encontrada na segunda-feira (8) passada, após 9 dias de desaparecimento; o menino havia sido retirado da mãe em 30 de abril. A criança foi entregue em um abrigo da cidade e está aos cuidados do Conselho Tutelar até que a Justiça decida sobre a guarda.

Cadeirinha no carro onde Nicolas foi encontrado, em São Paulo
Cadeirinha no carro onde a criança de dois anos foi encontrada, em São Paulo – Imagem: Reprodução/CSC
Publicidade

A criança foi trazida por uma equipe da PM e da Polícia Civil de Santa Catarina, além do acompanhamento por uma oficial de Justiça do fórum da comarca de São José. A Justiça também passou a proibir a divulgação de qualquer imagem do menino e colocou o caso sob sigilo.

A Polícia Civil da cidade de São José está investigando as circunstâncias da ida do menino para São Paulo, após ele ter sido retirado da mãe de maneira ilegal, quando esta estava recebendo pressão do homem que fez o aliciamento durante dois anos. A indicação é de que a própria mãe tenha entregado o menino, porém logo se arrependido.

O esquema das duas pessoas que retiraram a criança da mãe pode indicar uma rede de tráfico de crianças, com adoções ilegais. O inquérito policial deve ser concluído em um mês.

Publicidade
COMPARTILHAR