Às 9h de 1º de setembro a Maternidade do Hospital Regional de Biguaçu será inaugurada, situado na Avenida Egídio Abelino Richartz, bairro Beira Rio.
A unidade funcionará com capacidade inicial de até 160 partos ao mês, contando com 21 leitos. Os atendimentos serão de portas abertas, por livre demanda da população dos 22 municípios que compõem a região da Grande Florianópolis. Os recursos para o funcionamento, na ordem de R$ 350 mil mensais, serão repassados pela Secretaria de Estado da Saúde à Prefeitura de Biguaçu.
De acordo com a Prefeitura de Biguaçu, nos próximos dias o hospital receberá os equipamentos que faltam e será feita a contratação e treinamento da equipe, que seguirá os critérios da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, bem como implementação do fluxo de encaminhamentos dos municípios da região.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, em Biguaçu serão realizados partos normais e cesáreas de baixo risco, desafogando os atendimentos na Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José e Hospital Universitário (HU).