Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (28/8) a Maternidade do Hospital Regional de Biguaçu, em solenidade com a presença de autoridades. A unidade funcionará 24 horas por dia, realizando partos e cesáreas de baixo risco, com portas abertas para livre demanda da população dos 22 municípios que compõem a região da Grande Florianópolis.
Com 21 leitos, a capacidade inicial será de 150 nascimentos ao mês, numa média de cinco por dia. Os atendimentos começam às 0h do próximo sábado, dia 1º/9, oferecidos integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os recursos para o funcionamento, na ordem de R$ 350 mil mensais, serão repassados pela Secretaria de Estado da Saúde à Prefeitura de Biguaçu. A nova estrutura contará com um Centro de Parto Normal (CPN), com três salas de parto humanizado chamadas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e um Centro Obstétrico (CO), com duas salas cirúrgicas, para a realização de cesáreas quando houver indicação médica. Haverá plantão presencial de Obstetra, Pediatra e Anestesista.
Na maternidade também haverá uma área específica para o acompanhamento familiar, assegurando às parturientes um parto humanizado e condições para que as famílias possam acompanhar a gestante e o bebê desde o nascimento.
A unidade contará ainda com um lactário que receberá doações de leite materno, que serão posteriormente enviadas para os processos de pasteurização no Hospital Universitário (HU) e retorno de quantidade necessária para utilização na Maternidade de Biguaçu.
Já a implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal deverá ocorrer no prazo de até um ano, estando a maternidade apta para atendimento de partos e cesáreas de alto risco.
No último domingo (26/8) o Hospital de Biguaçu completou três anos de funcionamento, somando nesse período mais de 190 mil atendimentos, entre cirurgias, exames, internações e consultas com especialistas.