Com a maioria das universidades suspendendo seus vestibulares por causa da pandemia, os estudantes de ensino médio e cursinhos terão mais tempo de preparação.
Entretanto, mais tempo sem organização é armadilha. As datas mudaram, porém os objetivos seguem os mesmos. Se o aluno não estava com a intensidade de estudos ideal, agora ganhou uma segunda chance.
“Com esse novo cenário, os vestibulandos têm mais tempo para aprenderem, revisarem e fixarem o conteúdo. Os alunos precisam continuar estudando, mas de forma organizada e com uma rotina clara, pois o tempo a mais pode criar uma falsa e perigosa impressão de que se pode deixar para depois. E aí, quando menos se esperar, eles estarão de novo correndo contra o tempo, para recuperar a matéria perdida”, explica Caroline Lucena, Coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular do Elite Rede de Ensino, que conta com a unidade Elite CEB, em São José.
Segundo Caroline, ter um local bem iluminado, bem organizado e criar um plano de estudos é de suma importância. “Se o estudante não consegue se organizar sozinho, ele pode recorrer à sua coordenação. Nesse período, a escola está com aulas onlines e a plataforma disponível também sugere horários de estudos e horários de exercícios, com tempos divididos por disciplina”, destaca Carol.
Datas do Enem mantidas
As datas do Enem estão mantidas pelo Ministério da Educação. Nesta edição, terão provas digitais e impressas. Será a primeira vez que o candidato terá a opção digital. A adesão a versão digital será opcional no ato da inscrição, até um total de 100 mil participantes. As inscrições para as provas impressas e digitais serão entre 11 e 22 de maio. O Enem digital está mantido, os exames serão 11 e 18 de outubro. As provas impressas também estão mantidas, acontecerão nos dias primeiro e oito de novembro.