Mais de 2 mil m³ de madeira ilegal foram flagrados em SC

    Corte ilegal de araucárias em São Joaquim
    Corte ilegal de araucárias em São Joaquim usava serraria móvel - Fotos; PMA/Divulgação/CSC

    Dados da Polícia Militar Ambiental mostram que a retirada de mata nativa em Santa Catarina em 2022 passou de 2,2 mil metros cúbicos em volume de madeira. O número é o que foi flagrado e apreendido pela corporação.

    A araucária, ou pinheiro brasileiro, e a imbuia continuam sendo os principais alvos da extração ilegal de madeira em Santa Catarina. No passado os flagrantes descobriram 48m³ de imbuia cortados e 278m³ de araucárias, além de 1.887 metros cúbicos de nativas diversas.

    O local com mais madeira nativa apreendida foi a região de Chapecó, com cerca de 70% do volume, entre diversas espécies, seguida da região de Joinville, com 12% dos flagrantes.

    Publicidade

    Conforme o balanço anual da PMA, o corte irregular de madeira nativa resultou em pouco mais de R$ 1 milhão em multas para os responsáveis. A atuação da polícia especializada só foi possível após a correção do novo código ambiental de Santa Catarina, aprovado por unanimidade na Alesc, que havia podado a Polícia Militar da fiscalização ambiental. Posteriormente a justiça estadual alterou trechos da legislação.

    Publicidade
    COMPARTILHAR