Duas pessoas morreram em um deslizamento de terra em Florianópolis nesse domingo (24/1) por conta das fortes chuvas. Conforme publicação do prefeito, Gean Loureiro, no Twitter, se tratavam de mãe e filha, soterradas no bairro Saco Grande. A prefeitura está reunida para decretar situação de emergência por conta dos estragos, que têm ocorrido durante quase toda a semana na ilha.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM), que atende a ocorrência de desabamento no Saco Grande, foram localizados dois corpos, mas é possível que haja mais pessoas soterradas nessa ocorrência.
O CBM também tem atendido diversas ocorrências, tanto na Grande Florianópolis, quanto no Vale do Itajaí, onde a chuva é também intensa. De acordo com informe do CBM no início da tarde, na capital foram registradas três ocorrências de deslizamento além da ocorrência com fatalidades.
A rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, a SC 401, que liga o Centro de Florianópolis ao Norte da ilha ficou interrompida por conta de um enorme alagamento em frente ao acesso ao bairro João Paulo. Uma retroescavadeira da prefeitura foi acionada para quebrar a mureta de concreto que divide as pistas e liberar o escoamento da água.
No bairro José Mendes houve também um pequeno deslizamento de terra em parte da calçada, interditando a pista do sentido Saco dos Limões.
No norte da ilha as chuvas provocaram a queda de energia de cerca de 20 mil unidades consumidoras. De acordo com a Celesc, a linha de transmissão ligada às subestações Ilha Norte e Ingleses, responsável por atender os bairros da região Norte de Florianópolis, está com problemas em decorrência de um defeito no barramento da SE Ilha Norte, ocorrido na manhã desse domingo. As equipes da Celesc estão em campo atuando para restabelecer o sistema.