No domingo (2/4) a Guarda Municipal de Palhoça atuou para combater o uso de cerol e linhas chilenas na brincadeira com pipas. A ação ocorreu no bairro Nova Palhoça e teve como objetivo coibir o uso desse tipo de material, que oferece riscos a motociclistas, ciclistas e pedestres.
Durante a operação, foram recolhidos 14 carretéis contendo linha chilena – muito mais cortante que o cerol. A Guarda Municipal tem realizado ações de conscientização sobre os riscos desse tipo de prática e tem distribuído antenas corta-pipa para motociclistas.
A utilização de pipas ou similares equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes é proibida em todo o estado de Santa Catarina. A lei não define punição para os infratores, apenas a apreensão do material ilegal e multa. Apesar das informações sobre os perigos provocados pelo uso desse tipo de material, muitos adeptos dessa atividade recreativa ainda insistem em utilizá-lo.
A ação mais recente de distribuição de antenas corta-linha aconteceu durante uma blitz educativa realizada no Centro de Palhoça, em 28 de março, em conjunto com a Polícia Civil. Na ação, também foram distribuídos panfletos com dicas de trânsito e informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro.