Um corredor exclusivo para ônibus dentro da universidade, assim como melhoria das ciclovias em volta do campus da Trindade são estudados para implantação pela Prefeitura de Florianópolis e a UFSC.
As ações experimentais têm previsão de início em 25 de abril. A proposta da prefeitura é a passagem da linha 185 – UFSC Semidireto, reativada há uma semana, por dentro do campus, cortando o trânsito até a Rua Deputado Antônio Edu Vieira, sem passar pelo semáforo próximo à entrada do Córrego Grande. Segundo a prefeitura, o “atalho” vai significar uma economia de deslocamento de até 19 minutos.
Até 25 de abril a linha continuará realizando o antigo trajeto pela Rua Roberto Sampaio Gonzaga (passando pelo ponto da Biblioteca Universitária), porém agora voltará a incluir o Terminal da Trindade (Titri). Segundo justificativa da prefeitura, a baldeação dará “maior integração para os usuários das regiões da Bacia do Itacorubi, Leste e Norte da Ilha”. Originalmente a linha 185 passava pelo Titri, o que foi abolido por aumentar muito o tempo de viagem do Ticen para a UFSC.
Mais ciclovias
A proposta também prevê a implantação de infraestrutura cicloviária no entorno do campus Trindade, conectando à malha existente na Rua Desembargador Vitor Lima, Rua Cesar Seara e na Rua Lauro Linhares e a malha projetada na Rua Profa. Maria Flora Pausewang, Rua Delfino Conti e Rod. Dep. Antônio Edu Vieira.