Máscaras, roupas, cueca, biquini, camisinhas, brinquedos, colchões, canudos, garrafas de vidro, garrafas plásticas. embalagens plásticas, cabos, cordas, latinhas de alumínio, pneus, mais de 5000 bitucas de cigarro, 300 tampinhas de garrafa e até um terno.
São apenas alguns exemplos do que foi encontrado pelo projeto Limpeza dos Mares em Jurerê e na Ilha do Francês, realizado no último sábado (28), pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), programa Mundo Mar e Aquanauta.
Mais de 200 voluntários se uniram e recolheram 1.300 kg de lixo, que agora integram a triste marca de 119,8 toneladas em 31 edições da ação. Polícia Ambiental, ICMBio, Escola Acquanauta, BoatLux e Marina Blue Fox estavam com as embarcações para levar os voluntários mergulhadores e os demais que foram limpar a Ilha do Francês.
“O ponto forte foi a participação de muitas crianças e alunos da Escolinha de vela do Iate Clube Veleiros da Ilha”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto. Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, “o melhor é a quantidade de voluntários com suas famílias. Uma aula de cidadania que promove ainda mais engajamento”.
A próxima etapa será 25 de junho, em Araranguá e Morro dos Conventos, com inscrições disponíveis no site do projeto.