Dez meses após o início das obras foi liberada a última faixa adicional da Via Expressa, entre São José e Florianópolis, na manhã desta terça-feira (18/6). Em abril a terceira faixa no sentido Ilha-Continente já havia sido liberada.
A abertura ao tráfego nessa terça foi feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pelo governador, Carlos Moisés, e o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, também era esperado para a ocasião, porém foi preso pela PF pouco antes.
Por enquanto permanece a indefinição sobre o uso das terceiras faixas da Via Expressa, se permanecerão abertas para todos os veículos ou se haverá exclusividade para o transporte coletivo e veículos de emergência. De acordo com Carioni, nesta quarta-feira (19/6) o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) fará uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal para iniciar uma discussão sobre o tema.
Segundo o ministro Tarcísio Gomes será feito um teste na parte da manhã, entre 6h e 9h, para uso exclusivo da faixa para ônibus e caminhões. “Teremos esse período experimental para ver se vai melhorar a mobilidade”, disse o ministro em entrevista coletiva.
Recursos pelo Senado
Os recursos para a obra das terceiras faixas da Via Expressa (BR 282) foram assegurados em 2017 pelo senador Dário Berger (MDB), então presidente da comissão mista de orçamento do Senado. Foram destinados à obra R$ 36 milhões – o valor de contrato com a empreiteira Vogelsanger foi de R$ 26 milhões. “Desde a época em que eu me candidatei pela primeira vez para prefeito de Florianópolis eu tinha convicção que com mais uma faixa na Via Expressa, se não resolvesse o problema como um todo, melhoraria muito o sistema viário que liga São José a Florianópolis”, diz o senador.
Segundo Dário, quando estava presidindo a comissão, foi discutido um projeto de R$ 500 milhões para a Via Expressa, que incluiria a quarta faixa de cada lado, marginais e ciclovias. Porém o projeto seria inviável e a decisão ficou pela intervenção mais barata e eficiente, já que não seria necessário fazer novos viadutos ou pontes. Além da ampliação da Via Expressa, o senador destinou na comissão de orçamento recursos também para as BR 282, 285 e 470 em Santa Catarina. Agora o senador diz que irá batalhar por mais recursos para mais melhorias ao longo da Via Expressa e da BR 101.
O DNIT calcula que pela Via Expressa passam diariamente 130 mil veículos.