Com 25.647 casos confirmados nos últimos trinta e dois dias, Santa Catarina teve 148 vidas perdidas para o coronavírus no período, conforme dados disponibilizados pelo governo do estado.
Diante desses dados, a mortalidade pela Covid-19 está em 0,577% entre 10 de dezembro e 9 de janeiro de 2022. O número é três vezes menor do que a letalidade geral da doença no estado desde o início da pandemia, de 1,6%. Foram, até agora, 1.263.180 pessoas infectadas, das quais 20.224 morreram por complicações da infecção respiratória provocada pelo vírus.
A redução significativa de casos graves e mortes é resultado da imunização contra o patógeno Sars-Cov-2. Até agora o estado catarinense tem 83,4% da população vacinável com esquema completo, enquanto as prefeituras continuam praticamente diariamente a campanha de vacinação e a busca pelas pessoas para receberem o reforço.
O número de vacinados em SC é na realidade maior, uma vez que desde 9 de dezembro o dado não é atualizado e a as pessoas continuam sendo vacinadas. Segundo o governo de SC a falta de atualização ocorre por problema com o sistema nacional que registra a aplicação das doses, que sofreu um suposto ataque hacker naquele dia e, desde então, não foi reestabelecido pelo Ministério da Saúde.
No Brasil a mortalidade geral da Covid desde março de 2020 é de 2,8%: 616.691 pessoas no país morreram, diante de 22.184.824 infectados. Até agora não há certeza de quando as crianças começarão a ser imunizadas, diante da morosidade provocada pelo governo federal. Alguns políticos citam que nesta semana pode iniciar a distribuição das vacinas para crianças.
Casos ativos disparam em 355%
Apesar da vacinação e redução da gravidade da doença associada ao coronavírus, os primeiros 10 dias de 2022 mostram uma escalada nos casos confirmados. Em Santa Catarina em 31 de dezembro havia 4,3 mil casos ativos e, nesse domingo (9), já foram confirmadas 19.685 pessoas infectadas, resultando em um aumento de 355%. Na avaliação regional a Grande Florianópolis e a região Carbonífera, no sul de SC, estão em risco alto à Covid. Mais de 4,7 mil testes já realizados seguem na fila de análise no Lacen.
Testagem de Covid
Para tentar controlar a pandemia algumas prefeituras, por ora, aumentaram a quantidade de testes ofertados. Em Florianópolis a procura foi alta nesse domingo pelos testes em dois pontos e deve continuar assim durante a semana, com abertura de mais locais. Segundo a prefeitura, de 522 assintomáticos testados no domingo, foram 133 confirmados com o coronavírus.
A prefeitura busca também chamar mais profissionais de saúde para repor os afastados que pegaram Covid na capital, considerado um gargalo até mais sensível que a quantidade de testes disponíveis. Segundo publicações do prefeito Gean Loureiro nas redes sociais, serão chamados até 280 novos profissionais de saúde nesta primeira quinzena de 22.
Em São José também houve durante o fim de semana a testagem no Centro Multiuso, que continuará aberto para livre demanda durante a semana, das 8h às 17h, disponibilizando ao público testagem rápida e PCR e também serviços médicos, de farmácia e enfermagem.
Após a solicitação de apoio do Consórcio municipal Conectar, o Ministério da Saúde pretende distribuir cerca de 13 milhões de testes durante os próximos 15 dias.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br