Nos últimos 30 dias, O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Saúde (SES) ampliou em 322 novos leitos clínicos e 170 novos leitos de UTI em todas as regiões do estado, para aumentar a rede de atendimento aos pacientes de Covid-19. Desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de UTI.
Os leitos clínicos serão abertos em hospitais de 20 cidades, a maioria destinada a Chapecó, com 50 unidades. Na Grande Florianópolis, a capital recebe 10 unidades no Hospital da Polícia Militar e o município de Angelina recebe mais 10 no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Já os leitos de UTI serão ampliados em 11 cidades. Dos 170 leitos, 49 serão no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Em Florianópolis serão 28 unidades ampliadas, sendo 12 no Hospital Gov. Celso Ramos, 10 no Hospital Florianópolis e 6 no Hospital Nereu Ramos. São José terá 12 unidades no Hospital Regional.
Os novos leitos devem atender às demandas da saúde no estado, que enfrenta aumento no número de casos de Covid-19 e nas internações. Na última semana, o secretário de saúde, André Motta, informou em mensagem aos gestores municipais que o estado estava “entrando em colapso”. No último sábado, Santa Catarina atingiu o pico de casos ativos na pandemia, com 33.464 pessoas infectadas.
A SES repassou até dezembro de 2020 mais de R$ 85,1 milhões adicionais para a rede de hospital filantrópica catarinense, além de outros R$ 17,1 milhões para a habilitação de novos leitos. Há ainda um esforço para repasses para a compra de insumos e abastecimento das unidades com ventiladores pulmonares e monitores, Kits de intubação e outros medicamentos.
Situação no Oeste
Com o colapso na saúde de cidades do oeste, o governo de Santa Catarina enviou neste domingo (28/02) um lote com 20 respiradores pulmonares para Chapecó. Os equipamentos foram transportados por via aérea e serão destinados para o atendimento à população da região no enfrentamento à pandemia. O Ministério da Saúde também enviou 15 respiradores de transporte em Chapecó e outros 20 para atender o município de Xanxerê, totalizando 35 equipamentos. Eles são do modelo VYaire, segundo informou a Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catarina.
O secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Fagundes, está na região para acompanhar as ações do Centro de Operações em Saúde. No sábado, ele visitou a cidade de São Miguel do Oeste e, neste domingo, acompanha a chegada dos respiradores.