Foi lançada nesta segunda-feira (10/6) a campanha “Cartão vermelho para o racismo: o respeito é dentro e fora do campo”, para mudar a mentalidade de pessoas que tendem a emitir manifestações racistas no âmbito do futebol catarinense.
Idealizada pela OAB/SC, a campanha conta com parceria da Federação Catarinense de Futebol, Prefeitura de Florianópolis, Ministério Público estadual, Rotary Club, SC Clubes e do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado de Santa Catarina.
O objetivo é combater o racismo no futebol, aonde ocorre de torcedores ou jogadores se manifestarem nesse sentido. O lançamento ocorreu no auditório do MPSC, em Florianópolis, com a presença de representantes das instituições.
A iniciativa inclui uma série de ações, como cursos pedagógicos, atividades educativas, produção de cartazes e cartilhas, direcionados a diferentes segmentos envolvidos no futebol, desde dirigentes até torcedores.
O propósito é não apenas conscientizar, mas também estabelecer mecanismos permanentes de prevenção e repressão ao racismo em Santa Catarina. O protocolo de cooperação foi assinado para dar início à campanha, com planos para desenvolver um termo técnico de cooperação para detalhar as ações a serem implementadas.
Segundo a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, Márcia Lamego, está prevista, ainda, uma aproximação com as equipes e jogadores de futebol por meio de palestras e outras atividades que busquem instruir essas pessoas sobre o racismo.