O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm empossaram, nesta quarta-feira (5), seis novos membros do primeiro escalão do governo. A cerimônia ocorreu no teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Entre os novos secretários, Carlos Chiodini assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, enquanto Emerson Stein ficou responsável pela Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde. Além disso, Danielle Amorim Silva passou a comandar a Secretaria de Justiça e Reintegração Social, tendo Leandro Lisboa de Melo como secretário adjunto.
Por outro lado, a Controladoria-Geral do Estado ficou sob a gestão do coronel Freibergue Rubem do Nascimento, que deixou a presidência da Fesporte. Dessa forma, Jeferson Ramos Batista foi nomeado para ocupar o cargo deixado por ele.
Desafios das novas gestões
Durante a posse, o governador destacou a importância das mudanças na equipe. Segundo ele, ajustes são necessários para garantir melhores entregas à população. “O time está jogando, e quando precisa fazer um ajuste, a gente faz. Afinal, temos muitas entregas para realizar e muito a construir”, afirmou Jorginho Mello.
Nesse contexto, Carlos Chiodini deixou a Câmara dos Deputados para assumir a Agricultura e Pecuária. Conforme explicou, seu principal desafio será seguir o plano de governo, focado em resultados concretos. “Quem conhece Santa Catarina sabe da importância da agricultura. Portanto, vamos criar propostas que atendam ao setor e respeitem os produtores”, garantiu.

Da mesma forma, Emerson Stein saiu da Assembleia Legislativa para chefiar a pasta de Meio Ambiente e Economia Verde. Assim, pretende tirar do papel projetos já existentes e, além disso, ampliar iniciativas na área de saneamento e economia sustentável.

Enquanto isso, Danielle Amorim Silva ressaltou que sua gestão na Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social terá dois eixos principais. Em primeiro lugar, a valorização dos servidores. Em segundo, a ampliação de vagas no sistema penal. “Nosso governador já anunciou a criação de 8.000 vagas. Agora, precisamos trabalhar para concretizar esse compromisso”, afirmou.

Ao mesmo tempo, na Fesporte, Jeferson Ramos Batista assumiu com o objetivo de acelerar projetos e fortalecer o incentivo ao esporte no estado. Paralelamente, o coronel Freibergue Rubem do Nascimento, agora na Controladoria-Geral do Estado, reforçou o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública.
A solenidade contou com a presença da senadora Ivete Appel da Silveira, além de deputados federais e estaduais e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
