No próximo dia 11 de maio, a partir das 14h, o Jardim Botânico de São José promove gratuitamente um curso sobre o uso de plantas medicinais. A proposta é uma parceria da secretarias de saúde e meio ambiente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Departamento de Ciências Fisiológicas (CCB/UFSC). O tema do curso é “Como as plantas medicinais podem auxiliar no equilíbrio do organismo”.
Segundo Sérgio Stähelin, diretor do Jardim Botânico de São José, durante o curso será feito o reconhecimento das plantas medicinais que compõem o Jardim Sensorial do Jardim Botânico, um espaço criado para que os visitantes possam ter contato sensorial com as diferentes texturas das plantas.
O curso será ministrado pelo professor da UFSC, Adair Roberto Soares Santos, coordenador e responsável pelo laboratório de neurobiologia da dor e inflamação, localizado no departamento de ciências fisiológicas, profissional que vem contribuindo na formação de profissionais em nível de graduação e pós-graduação, com sua experiência na área de farmacologia e fisiologia e atuação na pesquisa do mecanismo de ação de produtos naturais e terapias complementares.
Atualmente, um universo de 25 mil espécies de plantas são usadas em todo o mundo para a produção de medicamentos, incluindo não apenas aqueles obtidos por síntese de produtos naturais, mas também os medicamentos comercializados como produtos fitoterápicos.
As vagas do curso são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo telefone 3381-0000 (ramal 4411), no período vespertino. O Jardim Botânico de São José está localizado na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas, e está aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h.