Para comemorar o sétimo ano do primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável prepara uma programação especial de atividades sábado (20). Com 160 mil m² de Mata Atlântica preservada, o Jardim leve o nome Max Hablitzel.
Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Rede Brasileira de Jardins Botânicos, o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.
A data também marca a reabertura do Jardim Botânico de São José aos sábados, que ficará aberto à visitação das 9h às 16h, e de segunda a sexta das 8h às 18h. O local fica na Rua Cauassu, bairro Potecas.
+ Agendamento para visitar parques de SC somente pela internet
Quem foi Max Hablitzel
Max Hablitzel, que dá o nome ao equipamento, foi um agricultor, engenheiro agrônomo e orquidófilo brasileiro atuante em São José, principalmente no bairro Fazenda Santo Antônio – ou Fazenda do Max. Sua grande paixão foram as orquídeas e as bromélias, que cultivou por mais de 50 anos, formando uma das maiores coleções particulares de orquídeas e bromélias do mundo e passou a ser conhecido pela imensa coleção que criou, com mais de 240 mil vasos. O orquidário foi desativado em 2011, quando Max tinha 87 anos e já estava doente e longe da sede da fazenda. Boa parte da coleção, principalmente de bromélias, foi doada para o novo jardim botânico de São José.
Programação de aniversário do Jardim Botânico
09h – Abertura dos portões
10h – Roda de capoeira
10h às 17h: diversas atividades de recreação, piscina de bolinhas, cama elástica, pintura nos rostos, passeio com cavalo, distribuição de mudas de árvores, sarau com violinistas e saxofonista, presença de equipe do “Trato pelo Rio Araújo”, com distribuição de água e panfletos informativos e espaço para Food trucks.
13h30: Apresentação Boi de Mamão
15h30: Corte do bolo do aniversário.