As inscrições para novos conselheiros tutelares de Florianópolis foram prorrogadas até primeiro de julho. São vinte vagas para mandato de quatro anos, contados a partir de 10 de janeiro de 2020, até 9 de janeiro de 2024.
Podem se candidatar pessoas com idade superior a 21 anos e que sejam residentes de Florianópolis. Também é exigida experiência mínima de dois anos na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente ou curso de especialização em matéria de infância e juventude com carga horária mínima de 360 horas.
Além destes requisitos, o candidato deve ainda não ter sido anteriormente suspenso ou destituído do cargo de membro do Conselho Tutelar em mandato anterior, por decisão administrativa ou judicial.
O processo de escolha dos novos conselheiros é composto por quatro etapas: inscrição, capacitação e aplicação de prova de conhecimentos específicos, eleição, e apresentação de candidatos em sessão pública aberta a toda comunidade. A eleição acontecerá em 6 de outubro de 2019. O local ainda será divulgado.
O edital com informações detalhadas sobre o processo pode ser acessado aqui.