Inmet indica queda de 15ºC no Sul a partir de 31 de outubro

    Inmet prevê “frio intenso e atípico” em quatro regiões

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o início de novembro será de “frio intenso e atípico” em quatro das cinco regiões do país. As temperaturas mais baixas estão previstas para o Sul, onde, em alguns pontos, pode haver uma queda em torno de 15°C.

    A possível queda brusca das temperaturas se deve à passagem de uma frente fria, que vem seguida de uma massa de ar de origem polar. A previsão sugere que, a partir da próxima segunda-feira (31/10), o frio chegará ao Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, avançando, na sequência, por todo o território catarinense, podendo alcançar outros estados.

    Entre 31 de outubro e 1º de dezembro há uma pequena possibilidade de neve na região compreendida entre o planalto sul catarinense e os Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.

    Publicidade

    “A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da próxima semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul”, informa o prognóstico do Inmet.

    Previsão para o trimestre em SC

    Segundo a Epagri, nos meses de novembro e dezembro a previsão é de chuva próxima da média na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, e chuva abaixo da média nas demais regiões de SC. Em janeiro a previsão é chuva próxima da média climatológica em todo o Estado.

    Já a temperatura é estimada para ficar abaixo da média em SC em novembro, devido às massas de ar frio que ainda passam pelo estado, com episódios geadas fracas ao amanhecer na serra. O fenômeno La Niña favorece dias com grande amplitude térmica, tardes quentes seguidas de noites mais frias para a época do ano. Em dezembro e janeiro a previsão é temperatura próxima da média a acima, com massas de ar quente mais frequentes e com maior duração.

    Publicidade
    COMPARTILHAR