Incêndio queimou 80 hectares do Parque da Serra do Tabuleiro

    Incêndio no PAEST em 1º de abril de 2023
    Fogo chegou próximo às residências confrontantes com o parque na Baixada do Massiambú - Foto: PCI/Divulgação/CSC

    Em avaliação dos estragos do último incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, a Polícia Científica identificou que 80 hectares de restinga foram destruídos na região da Baixada do Massiambú, em Palhoça. O cálculo é menor do que a projeção do IMA, em 90 hectares. A corporação ainda não sabe dizer quem foi o responsável por iniciar o fogo e provocar o incêndio, configurado como crime ambiental.

    Iniciado em 1º de abril, o incêndio durou 19 horas e foi extinto após intenso combate pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Grande Florianópolis com a ajuda de voluntários. O avanço do fogo chegou próximo de área residencial no entorno do parque e foi necessário a intervenção rápida dos combatentes para que as chamas não atingissem as residências.

    Após um mês do incêndio na unidade de conservação integral, a Polícia Científica realizou nova diligência no local nesta semana para confirmar a extensão dos danos ambientais e colocar um “preço” no tamanho da destruição, possivelmente para aplicação de multa. Foram coletados vestígios para tentar identificar a pessoa responsável pelo incêndio.

    Publicidade