Imunização com 1ª dose contra dengue estaciona em 21% na região de Florianópolis

    Vacina contra a Dengue no SUS
    Vacinação contra a Dengue com imunizante Qdenga- Foto: MS/Divulgação/CSC

    Até a última segunda-feira (27/5), segundo dados da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) foram aplicadas aproximadamente 42 mil doses da primeira vacina em crianças e adolescentes em Santa Catarina, que compõem o público-alvo da campanha, com idades entre 10 e 14 anos. Na região nordeste do estado, a cobertura do público-alvo atingiu 37%, enquanto na Grande Florianópolis esse número foi de apenas 21% – quantidade similar às últimas semanas, mostrando uma certa estagnação.

    Um ponto de preocupação é a baixa adesão à segunda dose da vacina Qdenga, necessária para a imunização completa contra o vírus da dengue. Dos mais de 16 mil vacinados na Grande Florianópolis, apenas 79 receberam a segunda dose. No rol de 22 cidades da região, 17 não têm pessoas com a segunda aplicação, necessária para a imunização. Na Grande Florianópolis cerca de 77 mil pessoas de 10 a 14 anos podem receber a vacina.

    182 óbitos por dengue

    Os números da dengue seguem altos em Santa Catarina. Até o dia 15 de maio, foram registrados mais de 267 mil casos prováveis da doença em Santa Catarina. Além disso, os óbitos confirmados chegam a 182, com outros 52 ainda em investigação. Diante desse cenário, a Dive enfatiza a importância de buscar atendimento médico ao perceber os primeiros sintomas da doença, que incluem febre, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor atrás dos olhos e dor no corpo.

    Combate ao mosquito
    Publicidade

    Para combater a proliferação do mosquito transmissor, é fundamental adotar medidas preventivas. Entre elas estão evitar o acúmulo de água parada, cobrir tonéis e caixas d’água, acondicionar pneus em locais cobertos, remover galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje e garantir a manutenção adequada de piscinas. Pequenas ações cotidianas podem fazer grande diferença na prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

    Publicidade
    COMPARTILHAR