IMA divulga que melhorou a qualidade da água da Lagoa da Conceição

    O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou na manhã de terça-feira (9/3) a coleta de amostras de microalgas e de balneabilidade na Lagoa da Conceição (Av. das Rendeiras até o Rio Vermelho). Com o estudo foi possível verificar de forma preliminar, de que não há microalga que seja tóxica ao ser humano e o nível de oxigênio apresentou melhoria.

    IMA tem resultados preliminares sobre a Lagoa da Conceição
    Divulgação/CSC

    Além de comprovar que a microalga analisada não representa perigo aos seres humanos, a equipe também avaliou diversos parâmetros físico-químicos da água, em mais de 10 pontos, tanto na superfície como no fundo da lagoa, e a situação de ausência de oxigênio (anoxia), relatada nas últimas semanas, não estava mais presente. Os níveis de oxigênio dissolvido ainda são baixos, e ações de curto, médio e longo prazo precisarão ser adotadas. Mas mesmo assim, esse pequeno avanço já é uma ótima notícia para a fauna da Lagoa da Conceição que agora pode respirar.

    O IMA solicita que a população evite banho e atividades na água até a conclusão de todas as análises. Ações para a melhoria da qualidade da água na Lagoa também serão indicadas pelo Instituto. O laudo completo sobre a situação da Lagoa e dos canais de drenagem analisados será divulgado nos próximos dias.

    Publicidade
    COMPARTILHAR