O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (23/4) o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, que mensura a qualidade das instituições de educação superior, considerando a avaliação de cursos de graduação e de pós-graduação. O IFSC teve o melhor desempenho entre os institutos federais e atingiu o conceito 4. A UFSC aparece com a quarta melhor colocação entre as universidades federais brasileiras, na faixa 5, conceito máximo da pontuação. Já a Udesc atingiu o conceito 4 da classificação, sendo a 9ª melhor instituição estadual do país.
Com 19 cursos avaliados, o IFSC atingiu o conceito 4 e obteve a melhor classificação entre os institutos federais do país. Desde que a instituição se transformou em instituto federal em 2008, o IFSC já conquistou a melhor nota nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2018. O IGC 2019 considerou os cursos superiores da instituição, em diversos campi, que participaram do Enade entre 2017 e 2019, além dos seguintes cursos de mestrado do IFSC: clima e ambiente, educação profissional e tecnológica, proteção radiológica e sistemas de energia.
UFSC e Udesc
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta melhor universidade federal do país, de acordo com o IGC. Considerando todas as universidades brasileiras, a UFSC ocupa a quinta colocação. A pontuação de seu índice contínuo é de 4,14, o que a coloca como uma das 15 universidades brasileiras – todas públicas – a atingir a faixa 5 do IGC. Os dados são referentes ao ano de 2019. As quatro primeiras colocações são ocupadas, respectivamente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Paulo (Unifesp).
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue mantendo SC na quarta posição entre as instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Na escala de 1 a 5, a universidade recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,55, um acréscimo de 0,05 em relação ao IGC 2018. Entre as 34 estaduais avaliadas, a Udesc figura em nono lugar no ranking. Entre todas as universidades federais e estaduais, além de institutos federais, a Udesc aparece em 42º lugar.
O IGC
Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, tendo relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Para o cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados dos programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019. No cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), conforme dados de avaliação destes programas pela Capes.
Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br