O Corpo de Bombeiros Militar em São José está há anos querendo mudar de local. Atualmente com um batalhão no bairro Praia Comprida, a corporação busca um terreno às margens da BR-101 para diminuir o tempo de resposta aos chamados mais graves, como os incêndios em residências, principalmente nos bairros mais afastados.
Um dos terrenos visados, que já fora recusado anteriormente, agora volta a ser uma possibilidade. O local fica na marginal Sul da BR-101, entre as ruas Araranguá e Antônio Basil Schroeder, ao lado dos túneis de retorno sob a rodovia, permitindo fácil acesso das viaturas a qualquer das direções que se precise ir na cidade. Essa área é do IFSC, que já teve planos de fazer uma nova unidade, mas foi descartado.
Conforme apuração da reportagem, a instituição enviou para a Secretaria de Patrimônio da União um ofício de devolução da área em 5 de julho deste ano. Agora, o CBM pode pedir negociar com a SPU a utilização do local.
A cessão da área pode significar uma economia inclusive para os bombeiros. Na última semana, representantes do 10º Batalhão do CBM estiveram conversando com o prefeito em exercício, Michel Schlemper, sobre a possibilidade de aquisição de uma área às margens da BR-101 onde funcionava o DNIT para a mudança de local. À reportagem, o CBM confirmou que na realidade a área visada se trata do terreno do IFSC.