Após cinco meses de aplicação de questionários, o IBGE encerrou, nesta terça-feira (28/2), a coleta de dados do Censo 2022. Em Santa Catarina foi recenseada 92,3% da população estimada, o que deve significar atualmente 7,7 milhões de pessoas vivendo no estado.
De acordo com órgão agora iniciou a fase de análise dos dados, que levará pelo menos 2 meses, com resultados a serem divulgados no final de abril
Durante essa etapa o IBGE ainda colocará de volta a campo agentes especializados para revisão, consistência e imputação dos dados. Nessa etapa de apuração alguns domicílios ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores.
O instituto explica que possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores são fenômenos comuns em censos demográficos de diversos países, uma vez que são operações complexas, sujeitas a correções.
Em Santa Catarina a taxa de recusa em responder às perguntas foi de 1,7%, média que chegou ao dobro na capital (3,4%), principalmente em condomínios. Durante os meses de aplicação do questionário, os agentes censitários procuraram sensibilizar moradores e síndicos para prestarem as informações, essenciais para construção de políticas públicas.
População catarinense aumentou
Conforme a prévia do Censo de 2022 divulgada no final do ano passado, a população catarinense aumento em pelo menos 1,5 milhão de pessoas desde o último Censo, em 2010, chegando aos atuais 7.762.154 (estimativa). Alguns municípios menores alcançaram o dobro de habitantes, como Governador Celso Ramos. Em Palhoça, por exemplo, a população cresceu 70%.
+ Estatísticas da vida catarinense em 2021